Calma! Não é isso que você esta pensando! Quero falar da experiência que tive ao ouvir TIM MAIA RACIONAL.

Esqueça por alguns instantes aquela coletânea descarada que você tem na estante e que sempre ouve quando alguém fala de Tim Maia.
Não desmerecendo toda a obra fora do Racional mas, esses discos têm simplesmente toda potencia musical de Tim Maia.
O movimento Universo em Desencanto é baseado em um livro do mesmo nome e foi criado por Manoel Jacintho Coelho, O Grande Mestre Varonil, em 1935, mas só começou a ser divulgada em 1970 com o início da fase “Racional”. A cultura Racional "não é historia, não é doutrina, não é ciência, seita ou religião" e tem sede única no Rio de Janeiro (sem filiais nem nada do tipo). Tecnicamnete, é uma mistura de ufologia e espiritismo. Bem, eu até tentei, mas não consegui entender. Se você, caro leitor, puder me fazer um resumo, ficarei mui grato!
Enfim... Uma das doutrinas da Cultura Racional é a abominação do uso de drogas. E foi depois de “limpo” que Tim Maia fez um dos melhores e mais “doidos” discos da Musica. Ele forçou todos os músicos a entrar no movimento. Só vestia branco e toda a receita dos discos era destinados a cultura racional.
Sou um dos que consideram esses discos (fase racional) como os melhores de Tim Maia. Curta o instrumental. Não preste muita atenção na letra mas curta a potencia e a clareza na voz de Tim Maia bem como sua genialidade.
Não se sabe ao certo porque Tim Maia saiu da Cultura Racional mas, com certeza ele saiu irado e espanou tudo e todos mandando por fim recolher todos os discos. Porém para nossa sorte, os 2 primeiros volumes foram relançados em CD e ainda há um terceiro volume que circula pela internet. Conta a lenda que um amigo inglês do piloto Luciano Burt pagou R$ 1200,00 por um vinil do Tim Maia Racional