12 de fevereiro de 2009

O Som da Feira


Todo bom Ipiraense, ama a feira livre de Ipirá. Todas as quartas feiras a cidade muda seu ritmo. Se enche de gente, carros, mercadorias e animais de todo tipo. Quem mora fora de Ipirá, passa despercebido pelo dia de quarta essa é uma das principais lembranças pra quem sente saudade da nossa cidade. A feira mudou de lugar (o que era necessário) e perdeu algumas identidades clássicas. Minhas lembranças mais fortes são das barracas de fita cassete toando Zezé de Camargo e samba de roda o dia todo, os bêbados cabriolando pela rua desde ás 6h da manhã, as barracas de peças de bicicleta e é claro, a barraca de artefatos de couro do meu saudoso avô. Essa musica que humildemente vos apresento, é de um cantor e compositor chamado João Alexandre. O nome da música é Feirante. Tenho certeza que vão gostar e rapidamente se transportarem para um dia na feira de Ipirá. Principalmente quem já observou e conhece a sina e a batalha dos feirantes. Essa postagem é uma homenagem a meu avô, Arlindo Pereira Soares ou, melhor dizendo, Arlindo de Chico de Moça. Que nos deixou em 23 de Março de 2000 vitima do Mal de Chagas. Negociou com couro durante muitos anos em Ipirá e Itaberaba e na sua juventude, montou em lombo de burro e jegue cruzando o sertão para cumprir seu ofício. Sinto sua falta... Abraço a todos e até a próxima quinta !!!
João Alexandre –Feirante 
Baixe aqui 
João Alexandre no Orkut
Acesse aqui 

5 comentários:

  1. Marcelo,
    Ler este post teve um significado especial para mim. Quando criança, frequentava a feira de Ipirá - ainda na praça do mercado - com meu avô, que faleceu 2 anos atrás.
    Ele me levava por entre as barracas, conhecia muita gente e já possuía seus "freguês" preferido.
    Me transportei mesmo...pura nostalgia!
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Bacana,Soli! Adorei a parte do seu avô.Eu acho que o maior sintoma de grandiosidade que um homem possui é quando ele demonstra apego e com orgulho reverencia suas origens.
    Parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Toda quarta-feira lembro da feira de Ipirá, e fico com uma vontade enorme de me transportar pra lá. Há muito tempo não tenho essa vivencia e é uma das coisas que mais sinto saudade. Lembro de cada coisa, das barracas, das pessoas e principalmente dos sons.
    Tenho tantas lembranças boas de quando estudava no Colégio Cenecista, e nas tardes de quarta, no intervalo das aulas, passávamos pelo Campo do Gado (Duque de Caxias), Avenida Cesar Cabral, Praça da Bandeira e Praça do Mercado. Com a disposição da adolescência fazíamos um Tur pela feira livre. Bons tempos.
    Obrigada pelas boas lembranças.

    ResponderExcluir
  4. Ah! Que saudades. Acompanhei minha mãe D. Zeca muitas vezes à feira, se fecho os olhos ainda posso vê a correria das pessoas em frente ao Sindicato Rural(junto a loja de seu Prudêncio)Saudades dos sons, daquela gente simples, dos meus 17 anos. Que saudades!
    Que bom saber que tem pessoas que guarda boas lembranças dentro de si.
    Abraços,
    Ana Freitas

    ResponderExcluir
  5. Feira de Ipirá! Muitas saudades realmente!
    Marcelo:
    Parabéns pelo ótimo conteúdo em seu blog. Adicionei seu link no Blog CONEX@O IPIRÁ>SAMPA
    ( renatoipira.blogspot.com ), espero que não se importe.

    Um grande abraço.

    Renato Santos

    ResponderExcluir